quinta-feira, 15 de março de 2007

Software livre em horário nobre

Ontem a noite eu estava assitindo Paraíso Tropical (não, eu não tinha nada melhor para assistir) e em uma das cenas o vilão da história estava editando o audio de uma gravação que ele havia feito para incriminar o mocinho :P Até aí, nada demais. Mas o fato que me chamou a atenção foi que ele estava usando o software livre Audacity para fazer a edição. Como a interface do software é praticamente a mesma independentemente do sistema operacional usado, não deu pra saber se ele estava sendo rodado no Windows ou no Linux. Meu palpite vai pra Windows :(

Mas o que eu quero apontar aqui é que isso é uma novidade, considerando a televisão brasileira e até televisão de um modo geral. Tipicamente, quando se tem alguém em um filme/novela/série usando um computador, os softwares usados não existem. São o que se chama de representações visuais que normalmente não tem nada haver com um software típico. Isso tem mudado e hoje é mais comum você encontrar softwares reais sendo usados e ao menos para mim, foi a primeira vez que eu vi um em um programa de televisão brasileiro (estou excluindo programas ao vivo que usam computadores).

O fato de ser software livre pode ser apenas um detalhe - deve ter sido usado para evitar qualquer problema com softwares comerciais, pois eu acho que SoundForge ou GoldWave seriam as opções mais prováveis. No entanto, eu fico feliz de ver que software livre está fazendo parte da realidade brasileira, mesmo em uma obra fictícia como uma novela. Talvez seja resultado da ênfase que o governo atual colocou em software livre também. Quem sabe veremos também outros softwares sendo usados, como o navegador web Firefox (tem um link no topo da minha página para quem quiser instalá-lo) ou até mesmo o Linux?

E não se esqueça, você também pensa!
Igor.

2 comentários:

Nacha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nacha disse...

Realmente suponho que vc não tinha nada melhor para assistir mesmo :P
De volta a vida normal né...

bjos.