terça-feira, 6 de março de 2007

Jetzt bin ich Meister!

Nossa, a minha última atulização foi no dia 15 de Julho de 2006, 13 dias antes do meu casamento. De lá pra cá, já se passram quase 8 meses e já me considero estabilizado nessa minha nova vida. Tem sido uma experiência emocionante e muito gratificante dividir a minha vida com a pessoa que amo e a cada dia que passa eu tenho ainda mais certeza que casar foi a uma das decisões mais acertadas da minha vida. Talvez em um outro post eu disserte um pouco mais sobre a vida de casado, mas agora eu quero falar sobre uma outra recente conquista, que justifica o títilo desse post.

No dia 05 de março de 2007, eu finalmente defendi a minha dissertação de mestrado e agora eu sou Mestre ( = Jetzt bin ich Meister) em Ciência da Computação. Foram 24 meses de luta, com um aperreio grande nas semanas finais, mas que graças a Deus terminou bem. A minha dissertação ainda terá que passar por um período de correções - tenho 30 dias para isso - mas nada que comprometa o conteúdo.

Fazer o mestrado foi uma experiência enriquecedora mas também um tanto frustrante. Nas palavras da minha orientadora, as duas maiores lições que eu pude tirar do processo foram 1) Nem sempre é possível resolver tudo sozinho, por isso peça ajuda e 2) Até mesmo as pessoas inteligentes podem fazer merda. Essa última lição foi a parte mais difícil. Eu me considerava (e ainda me considero) uma pessoa extremamente capaz e que por isso mesmo poderia fazer tudo que eu quisesse, mesmo sem a ajuda de ninguém. Um tanto pretencioso, é verdade, mas que funcionou durante muito tempo. Até que eu constatei pouco tempo antes da minha defesa que o o meu trabalho estava errado em um dos seus principais aspectos. No lugar de pedir ajuda, eu tentei resolver sozinho e passei um bom tempo empacado, o que acabou comprometendo o texto final da dissertação. Depois de muita teimosia, resolvi falar com minha orientadora e soube que o que estava errado não era um problema. Ao contrário, também era uma contribuição do meu trabalho.

O alívio que eu senti foi tamanho que eu pude rapidamente identificar por que estava errado, o que eu poderia fazer para consertá-lo e ainda ver que, apesar do erro, eu ainda tinha contribuído com outras coisas. No final, tudo poderia ter sido melhor se eu tivesse pedido ajuda e não tivesse me isolado, mas mesmo assim o trabalho ficou bom. 30 dias para consertar serão mais do que suficientes e eu poderei então ter a certeza que consegui terminar o mestrado com uma contribuição para a comunidade acadêmica e talvez até para a sociedade de um modo geral.

Aliás, essa questão de contribuir para a sociedade foi o principal motivo para que me inscrevesse no mestrado. Eu quero poder usar o meu conhecimento para melhorar a vida das pessoas e acho que o mestrado é um dos caminhos para alcançar esse objetivo. Pra mim seria bastante gratificante ver o resultado da minha pesquisa poder ser aplicado na prática e se isso algum dia acontecer, eu poderei dizer que alcancei o meu objetivo. Por enquanto, ficou a sensação de que, embora poderia ter sido melhor, eu fiz sim um bom trabalho. E é por isso que agora eu posso dizer em alto e bom som:

JETZT BIN ICH MEISTER!

E não se esqueça, você também pensa!
Igor.

2 comentários:

Nacha disse...

Fiquei emocionada!
Parabéns pela conclusão de mais uma etapa na sua vida. Fico muito feliz em estar acompanhando de perto várias destas etapas.
Vc merece essa conquista :)

bjos da amiga.

Ina disse...

Meu amooorrr!!

Não se maltrate tanto, compreenda, assim como eu, a sua natuaral tendencia de se isolar....
mas saiba usar isto de forma positiva, tudo tem seu lado bom!!!

Ai, ai...aquariano todo esse meu marido..kkkkkkk


E AINDA BEM QUE VC(NÓS?)ACABOU O MESTRADO!!!!hehe