terça-feira, 9 de maio de 2006

Por que não fazer um desenho animado? Ator + personagem virtual = TRASH!

Hoje eu assisti a um filme chamado O Som do Trovão (A Sound of Thunder). A história do filme é bem interessante, fala dos efeitos que uma pequeníssima mudança ocorrida a 65 milhões de anos pode causar na evolução o da odisséia para fazer tudo voltar ao normal. Poderia ter dado certo, se não fosse um detalhe: é um filme com atores reais e não uma animação.

Desde que eu assisti os 3 primeiros episódios de Guerra nas Estrelas (Star Wars), eu tive uma sensação que eu não conseguia explicar, de que tinha algo errado com os filmes (embora Episódio III seja fantástico :). Muitos opiniões criticaram o excesso de digitalização, o que fez com que atores tivessem que contracenar com fundos verdes e até colonas ou o quer que fosse verde e pudesse ser digitalizado como um personagem no computador. A atuação fica uma bosta, pra dizer o mínimo. E esse é o casom de O Som do Trovão (OSDT)

No caso de Star Wars, ao menos a computação gráfica (CG) era descente, coisa que OSDT, provavelmente por falta de verba, não teve condições de ter. Os cenários são convincentes (realistas e futuristas), porém muito artificiais. Os animais então, nem se fala. Normalmente CG ruim não é algo que me incomoda muito, porque eu costumo prestar mais atenção na história. No entanto, como quase tudo era digital, não dava pra simplesmente deixar de lado.

Agora, se fosse um desenho animado, com certeza teria sido bem melhor. Acreditco que com a o dinheiro do orçamento, daria pra ter feito um filme mais longo e principalmente mais envolvente. Aliás, talvez o melhor estilo de animação para esse filme fosse o anime japonês, principalmente porque os japas são bem criativos e conseguiram retratar espécies inimaginadas como se fossem comuns nos nossos dias.

Apesar disso, a história é bem desenvolvida, com algumas falhas de continuidade e lógica aqui e ali. Vale a pena assistir se você não tiver nada pra fazer ou estiver querendo descansar a mente depois de passar o dia todo botando o cérebro pra funcionar :)

E não se esqueça, você também pensa!
Igor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Manu diz: So posso dizer:Eu quero assistir!

Anônimo disse...

É, eu não vi ainda, mas eu gostei da idéia do filme... Eu quero assistir!!! Bjusss