terça-feira, 5 de julho de 2005

Conhecimento é uma faca de dois gumes

Hoje eu tava usando o Google Earth, maravilhando-me com a criatividade das pessoas que o criaram. Não é a apenas o fato de eu ter conseguido achar o prédio em que eu estudei alemão em Berlin; a interface é muito boa, os gráficos são bem detalhados, tudo muito bom! Obviamente, eles tem orçamento e cacife para conseguir criar um programa desses, mas independentemente disso, qualquer programador que se preze deve ter se perguntado: por que eu não tive a idéia de fazer isso?

Vamos olhar isso por outro ângulo. Quando eu entrei na faculdade, eu tinha idéias mirabolantes para programas. Idéias essas que eram compartilhadas por outros colegas. O que foi que aconteceu com elas? A maioria não foi implementada (existem exceções, com uma menção honrosa para o Brega Race :). A medida que eu fui estudando, eu fui compreendendo o que era necessário para que cada uma das minhas idéias pudessem sair da minha cabeça e transformar-se no que eu queria. Com o tempo, eu "entendi" que antes de implementar uma idéia eu preciso analisar a viabilidade. Isso, obviamente, começa a limitar a sua criatividade. Você passa a ter idéias "implementáveis", que não necessariamente são divertidas ou inovadoras. Em outras palavras, todas aquelas idéias mirabolantes vão embora. Acho que eu cursei umas 2-3 disciplinas em que a minha criatividade (e a dos meu companheiros de grupo) pôde ser utilizada ao máximo.

É interessante observar que isso aconteceu porque eu passei a ter mais conhecimento sobre o assunto. Quanto mais eu estudava, menos criativo eu ficava. É óbvio que isso é uma simplificação, mas mostra que mais conhecimento não se traduz necessariamente em mais idéias. É preciso ter uma mente aberta para que o conhecimento em uma área não interfira em outra. Ou, de outra forma, leia, namore, escute música, veja filmes, escreva um blog com idéias caóticas, mas não se limite a sua (pequena) área de atuação.

E não se esqueça, você também pensa!
Igor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora eu vi :P
É verdade...
Eu entrei aqui querendo trabalhar na Pixar, e agora veja como estou, perdida e precisando fazer TG.
hehehe
E o google earth é mto massa :D

bjão.

PS: valeu pelo almoço. Amei :)
valeu por ter escutados minhas doidices tbm :P
Te adoro mto mto mto!!!