sábado, 16 de julho de 2005

Deus existe ou não passa de probabilidade? (post antigo)

Uma vez, almoçando com uns amigos, um deles disse que "Deus é probabilidade". A frase surgiu porque estávamos falando de uma cena do filme A Lista de Schindler em que um soldado nazista tenta matar um trabalhador com a famosa pistola Luger, que tem fama de não falhar. Pois bem, no filme o soldado usou 3 e todas elas falharam. E dizem que isso realmente aconeteceu. Seria obra de Deus ou simples probabilidade? Deus existe ou foi criado pela incapacidade dos humanos de explicar o mundo e o sentido da vida?

Richard Dawkins, famoso evolucionista, diz que colocar Deus no meio da história pra tentar explicar o mundo leva a outros problemas, como ter que explicar o que existia antes de Deus existir. Ou seja, a ciência é que deve ser a única fonte de explicação para o mundo, porque através de observações e experimentações, não podemos chegar a toda e qualquer explicação racional. Dizer que Deus existe é uma questão de fé e cada um tem a sua (substitua Deus pela(s) entidade(s) em que você acredita, ou não :). O que eu vou fazer é um simples exercício mental baseado na premissa de que Deus (entidade(s)) não existe e examinar as consequências disso.

Se Deus não existe, então tudo deve ter uma explicação racional que, com tempo suficiente, será descoberta pela ciência. Isso significa que todas as leis que regem o comportamento de toda matéria existente no universo será conhecida após um tempo t finito. E significa também que a origem da matéria será explicada também. Se a origem da matéria for encontrada, o que exisitia então antes da origem, assumindo que não houve geração espontânea? Em suma, temos o mesmo problema se colocarmos Deus na história. No final das contas, a ciência seria a nova "religião" que teria explicação pra tudo, menos para o mesmo problema que as religiões encontram. Ainda sob a mesma premissa, se tudo não passou de probabilidade, qual é a probabilidade de existir seres humanos no tempo atual, dado que no início só existiam componentes bem primitivos de matéria? Ou qual a probabilidade de um organismo simples evoluir até chegar a um organismo mais complexo?

Na minha opinião, probabilidade explica muitos fenômenos mas ela não passa de uma abstração matemática que ajuda você a pensar sobre eventos dos quais você não tem como prever o resultado. Mas na vida real, tudo é determinístico. Todo efeito tem uma causa que tem uma explicação racional e não probalística. O fato de você não conhecer essa explicação não quer dizer que não exista. E o fato dela existir também não nega a existência de Deus, se você pensar em Deus como o originador da matéria e suas leis de interação. Isso porque, se Deus criou o universo, Ele é que deve ter estabelecido todas as leis que descobrimos cada vez que a ciência avança. Mas, seguindo essa linha de raciocí­nio, dizer que Deus não existe não vai facilitar em nada a explicação do universo. E colocá-lo também não, a não ser que você queira viver acreditando em dogmas, uma coisa tí­pica de religião. Eu prefiro acreditar em Deus, na ciência e deixar a religião de lado.


E não se esqueça, você também pensa!
Igor

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho q vc devia postar os comments de novo tbm :P
hehehe
Esse povo q marca dia para atualizar e não atualiza é um caso sério...
Tô aqui esperando post novo...
tic tac tic tac

bjão.

Anônimo disse...

Eita q tá difícil sair post novo...
Continuo aqui esperando...
tic tac tic tac

bjão.

Anônimo disse...

Teu blog morreu foi :'(
Adoro qdo a gente se vê, é sempre mto divertido :D

bjão.

PS continuo esperando...
tic tac tic tac tic tac...

Anônimo disse...

Ele morreu, ele morreu...
Quem??? O blog, ora pois :P
Esse blog nem sabe contar, bobinho ele...
São 4 comments, seu mané :P

bjão.