quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Você já investiu em ações??? (Voltando a ativa!)

Depois de 6 meses e meio do mais completo silêncio, estou de volta! E dessa vez com um incentivo a mais pra escrever todo santo dia (ou noite): dinheiro.

A muito tempo eu venho escutando a CBN nas minhas idas e vindas pro trabalho. Apesar de ter me desatualizado completamente do que é moda no mundo da música pop, eu fiquei bastante informado sobre política, atualidades e economia (até que foi uma boa troca :). Uma das minhas colunas preferidas da CBN é a de Mauro Halfeld, "Seu Dinheiro", que fala sobre investimentos. Foi escutando isso que eu aprendi um pouco mais sobre ações e resolvi invesitir... e não me arrependo!

As pessoas normalmente tem medo de ações pela grande volatilidade do mercado. No entanto (clichê), se você tiver paciência e esperar, o seu dinheiro vai render muito mais com ações do que em qualquer outro investimento (fim-de-clichê). Isso realmente é verdade e eu estou usufruindo desse rendimento agora. Só pra vocês terem uma idéia, em 5 meses eu já consegui um rendimento de 22%; compare com os 5% que eu consegui no mesmo período com renda fixa e você me entende. Mas nem tudo foi alegria; nesses período eu cheguei a ter rendimento de 30% e prejuízo de 2%. Dá um pouco de medo ver as osilações diárias mas até agora tem valido a pena.

É óbvio que tudo depende de como você aplica: fundo, carteira própria, especulação são os principais componentes nesse tipo de investimento. Como eu sou apenas um iniciante, eu optei pelo PIBB, que foi um índice criado pela bovespa com as 50 ações mais liquidadas do mercado. A maior vantagem desse fundo é que se em 1 ano você não ficar satisfeito com o rendimento da (leia-se prejuízo), você recebe o dinheiro investido de volta. Esse índice foi criado para incentivar as pessoas a investirem em ações.

Esse ano promete ser um bom ano no mercado por várias razões: juros estão baixando, dólar também, confiança do investidor estrangeiro no Brasil também. Isso são fatores que ajudam a incentivar a vinda de dinheiro para o mercado de ações. Vale a pena arriscar uma parte do seu dinheiro nisso.

E não se esqueça, você também pensa!
Igor.

7 comentários:

Anônimo disse...

Uhú!!!
O que eu poderia dizer???
SENSACIONAL, SENSACIONAL...hehe
Muito legal o post, que além de tudo ainda cumpre um "papel social": é bem informativo, trazendo informações relevantes (o que faz diferença, afinal, tudo é informação hoje).
Gostei do descarrego de pensamentos....rsrsr

Anônimo disse...

Esse post é interessante!

O investimento em ação tende no médio prazo (5 anos) a obter um rendimento maior que outros investimentos como poupança e renda fixa. É importante ter um projeto em mente sobre quando se quer tirar.

Uma sugestão é procurar o seu banco e investir atravéz dos seus fundos de investimento em ação.

O ideal para investidores iniciantes é programar os investimentos, ou seja, investir uma quantia a cada mês. É uma forma de se proteger das oscilações do mercado de renda variável.

Abraço.
Mário Maln..

Anônimo disse...

Pê,

Acho super importante vc ta bem informado, porém, sou uma pessoa lisa e naum tenho dinheiro pra investi na bolsa, por isso, esse post foi caotico pra mim. :P Nd a declarar. bjuuuuuu

Anônimo disse...

Ai em cima sou eu: MANU (So eu te chamo de Pê mesmo! :P)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi amor!
Inda bem q vc voltou a atualizar seu blog..ou melhor dizendo, seu cano de escape...mesmo q seja pra falar as mesmas coisas q "AQUELE HOMI QUE FALA, FALA, FALA"....eu perdoou :D:D:D
Te amo lindãozão!
ina

Anônimo disse...

É isso aí igór, em breve estarei adentrando no mundo das cobras tb, porém papéis é só um dos muitos investimentos interessantes... agora q estou dando fim as minhas férias eternas, vou trabalhar pra me aposentar aos 35 :P e aí qto mais amigos informados, melhor :D

grande abraço, seu arrombado!