quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Por acaso você não erra?

Eu já perdi a conta de quantas besteiras eu já fiz na vida. Acho que se eu fosse contar só as do mês passado, eu também não saberia :P Mas ao menos em cada uma que eu entendi que tinha errado, eu pedi desculpas aos afetados. Não que isso fosse apagar qualquer mágoa que por ventura eu tenha causado, mas ao menos eu admiti meu erro. Isso pra mim já é um primeiro passo para que eu não erre do mesmo jeito novamente.

Errar é um negócio muito complicado, principalmente se o erro implica que outras pessoas sofram com ele. Dependendo do erro, não tem desculpa nesse mundo que dê jeito e as vezes, um erro que pode parecer banal pra quem cometeu é o suficiente para acabar uma relação de qualquer tipo. No melhor caso, você só se prejudica, mas na maioria dos casos outras pessoas acabam magoadas. As vezes, o contexto pode fazer um erro bobo transformar-se no próximo cataclisma climático de aniquilação do mundo.

Eu tenho muita dificuldade de lidar com o erro, devido ao meu perfecionismo (detalhismo :), TEIMOSIA e por achar que eu posso salvar o mundo (fazer tudo e tudo muito bem). Uma coisa que eu comecei a fazer na segunda (por sugestão da minha noiva :) e que realmente me ajudou foi, no mento da agonia eu parei tudo e refleti sobre o que tinha acontecido. Com isso eu consegui ver onde eu estava certo/errado e pude me desculpar e voltar ao tom normal da conversa. É um aprendizado enorme pra mim, já que eu estou acostumado a assumir todos os possíveis erros, sendo eles minha culpa ou não, mas tenho certeza que vai valer a pena :).

E não se esqueça, você também pensa!
Igor.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Igorrrrrr!!! :)

Concordo plenamente com vc! Acho q o problema nao eh errar: todo mundo erra! O importante eh entender q errou e aprender com o erro, pra nao cometer mais esse erro (afinal, outros erros virao inevitavelmente). Tb concordo q nao podemos ser o extremo: nem assumir toda a culpa, nem jogar toda a culpa pros outros. Dificilmente erramos sozinhos. Eh preciso descobrir q parte do erro pertence a quem pra q no final todos crescam juntos.

Ah, e tb eh muito importante saber perdoar e pedir perdao. Perdoar os outros qndo erram (lembrando q tb erramos), e perdoar nohs mesmos qndo cometemos um erro e ferimos alguem de quem gostamos muito. E pedir perdao pelos nossos erros (e as vezes ateh pelo erro do outro, a fim de estabelecer o caminho de volta...)

Bjin,
Jeisa

P.S.: Q bom q seu blog estah de volta! :)

Anônimo disse...

Esse negócio de para uma pessoa ser um erro bobo e para outra não ser, só dá confusão...
Vire e mexe acontece isso comigo, é o preço q se paga por se levar as coisas mto a sério, ou como diz meu pai "a ferro e fogo"...
This is life!!!

bjão.

Anônimo disse...

Jogue a primeira pedra quem nunca errou!!!

Bem, acho que, as vezes, pior do que errar é a forma como nos posicionamos depois de termos cometido o erro. So erra quem ta tentando alguma coisa. Meu problema maior eh a maneira como nos posicionamos perante nossos erros,ou vc aceita que errou e tenta remediar, ou jamais admite, ou se admite acha que nao foi nd demais e que o outro exagerou em se sentir ofendido. Tento nao errar com as pessoas, mas, uma qualidade que tenho e reconhecer meu erro e peço logo desculpa.

Anônimo disse...

Eiiii... ai em cima sou eu: MANU :p