sexta-feira, 3 de março de 2006

O futuro é a integração

Eu passei por 4 celulares desde que o serviço passou a existir no Brasil: um Gradiente Strike equivalente ao modelo Nokia 5120, um Motorola T190, um Sony Ericsson T230 e atualmente sou um feliz proprietário de um Nokia 6600. Ele é considerado um Smartphone, porque agrega funções normalmente encontradas em PDA's, roda um sistema operacional mult-tarefa, possui bluetooth, câmera digital e é possível baixar uma infinidade de programas pra ele, desde Mp3 players a calculadores, linguagens de programação e navegadores web.

Os meus 2 primeiros celulares só eram capazes de realizar chamadas e enviar e receber (o Gradiente apenas recebia) mensagens de texto, além de serem monocromáticos. Com os 2 seguintes eu já conseguia navegar na Internet, colocar toques polifônicos, ver imagens coloridas, trocar mensagens multimedia, anotar recados, usar uma agenda, ver filmes, entre outras coisas.

Cada vez mais o telefone celular está deixando de ser um simples telefone com funções extras para tornar-se um mini-computador portátil que "por acaso" faz ligações. A consequência de médio/longo prazo é que os computadores de mesa vão tornar-se menos importante no cotidiano das pessoas. Só o fato de poder entrar na Internet, e escrever textos curtos/médios já tira boa parte das atribuições mais comuns dos desktops.

Um efeito interessante disso é que a miniaturização vai encontrar um limite um pouco maior do que o previsto; ninguém vai querer acessar a internet ou ver um vídeo num celular que é a metade da palma da sua mão, né? O meu 6600 é um exemplo disso: ele é ENORME para os padrões de tamanho de celular de hoje em dia, mas com a tela grande dele eu posso inclusive ver filmes enquanto viajo de ônibus pra João Pessoa (não é tão grande assim, mas é usável :). Se ele tivesse um teclado integrado, eu com certeza passaria a responder meus e-mails nele.

Para que a integração possa avançar ainda mais e a miniaturização também, novas (aprimoradas) formas de interação devem ser estudados e aperfeiçoadas: reconhecimento de voz, detecção de gestos e quaisquer outras interações caóticas que eu nem consigo imaginar agora, de tal forma que o celular possar ser como um relógio de pulso/bolso, composto apenas de uma tela de tamanho razoável e com NO MÁXIMO 2-3 botões. Isso sim seria agregação/integração máxima de funções.

Como o celular não vai ser o único dispositivo usado por nós, tecnologias de conectividade sem fio (Bluetooth, UWB, UPnP, Wi-Fi, etc) precisam ser acrescidas a eles, o que significa que novos tipos de baterias que possam durar dias, e não horas, precisam ser pesquisadas. Esse aliás é um dos principais fatores que está limitando o aumento de funções agregadas. Existem algumas experiências com células de combustível que usam hidrogênio como combustível com resultados promissores.

ATUALIZAÇÃO
Acabei de ver no site do Slashdot essa notícia: um demo de baterias de células combustível em um notebook, que (dizem) duram 8 horas. Esse demo vai ser realizado no CeBIT, maior feira de tecnologia da Europa, realizada anualmente em Hanover, na Alemanha!! Imagine essa bateria num celular...

No futuro, não teremos que nos preocupar com tantos dispositivos e como eles vão se comunicar. Tudo será resolvido automaticamente pra nós, os aparelhos continuaram diminuindo de tamanho, novas formas de interação serão desenvolvidas e nós vamos nos perguntar, do mesmo jeito que hoje, como é que a gente viveu tanto tem sem essa tecnologia "primordial".

E não se esquea, você também pensa!
Igor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossaaaaaaa
Que post mais nerd :P
Brincadeirinha, é post de gente que pensa ;)
Eu nem uso meu celular para esse monte de coisa, eu gosto só de mandar mensagem mesmo :P
Cadê meu jantar, hein seu fuleiro :P
Te adoro!!!
bjão.

Anônimo disse...

Meu celular ainda é monocromático, não tem câmera, não tem toques bonitinhos e não navega na internet.

Mas pelo menos faz e recebe ligações (quer dizer, recebe só quando eu escuto tocar neh??!! :P:P) E pra mim tá bom!!! Estou muito feliz com ele :P

Qdo ele morrer de vez eu compro outro :P

Bjusssssss