terça-feira, 28 de março de 2006

Politicamente Terminado

Caiu uma das únicas coisas boas do governo petista: Antonio Palocci foi afastado do ministério da Fazenda por envolvimento no caso Fracenildo. O presidente da Caixa Econômica Federal entregou pessoalmente o extrato da conta do caseiro Francenildo, responsável pelas denúncias de que Palocci havia sim ido a casa conhecida como "República de Ribeirão Preto". Apesar disso, ninguém pode dizer que Palocci foi um mal ministro; pelo contrário, era defendido até pela oposição pela sua postura correta. Na verdade, não quero falar de Palocci e sim do PT.

Eu antigamente dizia com orgulho que tinha votado em Lula, porque eu acreditava piamente que ele seria o primeiro presidente a ter uma real preocupação com o Brasil e não apenas com os seus próprios interesses. Foi com muita tristeza que eu assisti ao desmantelamento do governo Lula, com troca de ministros, queda dos principais apoios dele no PT e a constatação de que o PT era simplesmente um partido como qualquer outra: fazia caixa 2, desviava dinheiro (valerioduto), não tinha nenhum compromisso social...

A bem da verdade, o PT trouxe mudanças boas para o país sim, mas a má admnistração do dinheiro público (ministérios que tinham dinheiro mas não gastaram), o esquema de indicação de cargas (preferência pela filiação com o PT e não pela competência), os absurdos que fomos obrigados a ouvir/ver durante os escândalos ("Eu [Lula] não sabia de nada", entre outros) tiraram toda e qualquer esperança minha de que o PT realmente fosse um partido diferente. Se Lula foi eleito como última esperança de muita gente ("vamos dar uma chance, ele parece ser sério"), eu acredito que isso não vai mais acontecer. Não vejo como Lula vai conseguir se reeleger dadas as condições atuais.

É fato que o PT em si não é exatamente o problema, pois em Recife a prefeitura municipal petista tem feito um trabalho muito bom (nada é perfeito, mas ninguém pode negar o quanto Recife melhorou). As pessoas em volta de Lula, e o próprio Presidente, é que fizeram toda essa lambança pra si próprios. Sempre existiu corrupção nesse país mas nesse governo ela beirou o banal, com muita gente já começando a achar que isso é normal no Brasil.

Eu não acredito mais que exista pessoa isenta que vá conseguir governar o país, um estado, município ou o que quer que seja sem fazer algo em benefício próprio, mas eu gostaria de acreditar que existem pessoas que sabem colocar o foco das suas atribuições no que é mais importante para o todo e são essas pessoas que precisamos descobrir e dar uma chance. Lamentavelmente, eu não vejo mais Lula nessa posição. Como diria Ulysses Guimarães, "o poder embriaga".

E não se esqueça, você também pensa!
Igor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Manu diz: Essa frase que vc citou do Ulisses, resume tudo!!!! O PODER EMBRIAGA!!!E o pior, gera abuso de poder!!!!! Isso nao eh so na politica, vemos isso no dia-a-dia, proximo a nos, em casa, escolas, trabalhos, vizinhos, etc....

É por isso que sempre peço a Deus que me dê o necessario, pra nao me corromper. Tenho muito medo do que o dinheiro e o poder pode fazer. Muitos ate dizem... Eu tenho personalidade, eu isso, eu aquilo... As pessoas mudam!!!

Anônimo disse...

Rapaiz... Eu nunca votei em Lula e nem em ninguém do PT porque eu nunca acreditei que eles fossem mudar alguma coisa. Pra mim todos eles são iguais e os problemas que um tem, os outros também tem. Na verdade, eu resolvi sempre anular meu voto até que aparecesse algum que me convencesse que ia ser diferente. Não sei se isso vai chegar a acontecer, mas por enquanto é isso...
Agora se Lula conseguir se reeleger, sei não viu... Não sei onde vai parar... E nem sei se iria mudar se outra pessoa entrasse... Enfim, só vendo... Não da pra adivinhar...

Bjussssssss