segunda-feira, 6 de março de 2006

transporte público + segurança = qualidade de vida + conectividade!

Continuando o tema do post anterior, eu lembrei de algumas dificuldades que impedem o aumento da conectividade móvel no Brasil (= celular para ligar + internet + texto + video + audio + etc). Vamos deixar de lado algumas coisas óbvias como a má destribuição de renda, o nível de pobreza e os problemas sociais de um modo geral. Pense onde você usaria as novas maravilhas providas pelo seu celular:

  • Trabalho
  • Casa
  • Fila
  • Sala de espera
  • Shoppings / Lojas / Supermercados
  • Ônibus / Metrô / Táxi
  • Andando pela rua
No trabalho, a utilização (teoricamente) seria voltada para solucionar os problemas diários DO TRABALHO, portanto não vou considerá-lo aqui. Casa, fila, sala de espera, shopping, lojas e supermercados são algumas possibilidades: o celular seria mais um apoio para encontrar ofertas, saber a programação do cinema, descobrir onde uma determinda loja / seção de verduras se encontra, fazer compras, etc. Nestes locais o risco de você ser assaltado é pequeno, portanto é plausível a sua utilização.

Já em ônibus, metro, táxi ou andando pelo rua, o negócio complica. No entanto, milhões de pessoas se locomovem de suas casas até o trabalho / escola / academia / boate / boteco / livraria / etc de uma(s) dessas maneiras. Mas é perigoso andar vestido por aí, imagine com um celular cheio de coisas que vale um bom dinheiro para o assaltante... :S Ou seja, muita gente deixa de usar o celular enquanto se locomove e as operadores vão deixar de ter receita nos serviços "avançados" por falta de segurança e de investimento no transporte público. Estou assumindo que ninguém vai dirigir e olhar pra tela do celular ao mesmo tempo.

É óbvio que esses são problemas muito antigos no Brasil e não vai ser por causa da futura conectividade que ele vai ser resolvido. No entanto, isso poderia fazer parte dos planos socias das fundações pertencentes as operadores: investimento privado nesses setores. A população ganha mais qualidade de vida e as operadores mais dinheiro. Eu não sei até onde isso é possível, já que pelo menos segurança é uma obrigação do estado. Mas existem as PPP - Parecerias Público-Privadas. Talvez essa lei será a ponte para que tenhamos mais qualiade de vida de um modo geral e + conectividade no futuro.

E não se esqueça, você também pensa!
Igor.

Nenhum comentário: